Como você toma decisões? Em que confia para promover mudanças?
Feeling? Opiniões? Fé?
Neste artigo falaremos sobre o uso de dados (ex. comportamento de consumo, demografia, concorrência, etc.) para a tomada de decisão, especialmente no contexto da transformação digital.
No passado, o uso de dados para a criação de estratégias de negócios era restrito às grandes empresas, por serem caros de se obter e difíceis de se armazenar. Hoje uma enorme quantidade de dados é gerada, tanto por empresas quanto por pessoas comuns e o armazenamento na nuvem é cada vez mais barato e amigável, sendo o atual desafio a capacidade de transformar esta grande quantidade de dados em informações relevantes.
Outra mudança foi em relação à forma de se obter os dados, que antes era um resultado de pesquisas e inventários físicos, mas hoje esses mesmos dados são produzidos em grande quantidade por meio de conversas, interações e processos dentro e fora das empresas, incluindo pelos meios digitais como redes sociais, dispositivos móveis e sensores. Tais dados, que antes eram “propriedade” de um setor de inteligência, podem, hoje, ser usados em todos os departamentos da empresa para a geração de informações estratégicas.
Preparamos 3 dicas para te ajudar a melhorar a performance do seu negócio através do uso de dados:
-
Cuidado com o excesso.
Nem 8 nem 80. Extremos normalmente costumam limitar as chances de sucesso de uma iniciativa e isso vale para o uso de dados também. Na prática, podemos dizer que, enquanto poucos dados podem deixar o empreendedor cego para riscos e oportunidades, o excesso deles pode paralisar ou até criar um esforço de gestão desproporcional e burocrático. Assim, entenda quais os dados são realmente relevantes e concentre-se neles.
-
Saiba interpretar se baseando no negócio
Depois de conseguir os dados que precisa, você saberá o que fazer com eles? Tão importante quanto ter os dados é entender quais os gatilhos para a ação, se o cenário apontado por eles é pontual ou recorrente e quais fatores (humanos e técnicos) impactam no resultado que eles estão expressando. Esta capacidade de interpretação não pode ficar apenas na cabeça dos gestores de área, mas sim na documentação de processos oficial da organização.
-
Sistematize o processo
Captar, analisar e transformar dados em ação é uma tarefa recorrente e que exige disciplina e muitas vezes depende de várias pessoas. Assim, transformar esta ação em um processo organizado e documentado, no qual fique claro: o que deve ser feito, como deve ser feito, em qual sequência deve ser feito, quem é o responsável por fazer, o que é preciso se ter para fazer, o que é esperado que seja gerado e quais os descritores avaliam a eficiência da ação.
Assim, em uma era em que os dados são abundantes, o diferencial de uma empresa é saber convertê-los em ativos estratégicos, contando inclusive com a ajuda de parceiros de negócio para a construção de uma base de dados relevante. Além de prevenir riscos de negócios, os dados certos e convertidos nas informações certas, são o primeiro passo do processo de inovação.
Quer saber mais sobre Transformação Digital? Disponibilizamos uma trilha completa sobre o tema, basta CLICAR AQUI e acessar o material.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você. Coletando de maneira eficiente e usando os dados certos com sabedoria você irá deixar sua organização ainda mais preparada para a transformação digital. Se precisar de ajuda para usar os dados de maneira eficiente em sua empresa, estaremos aqui para te ajudar!