Rebranding no seu negócio não é pouca coisa, e tem muitos benefícios.
Como ajudar com lançamentos de produtos, remodelar imagens públicas ou atualizar uma imagem cansada.
Uma campanha de rebranding de sucesso pode dar uma nova vida a um negócio e melhorar a receita geral.
Não ficou convencido? A consultoria global McKinsey and Company descobriu que marcas fortes superam as marcas fracas em até 20%.
Enquanto muitos elementos criam uma identidade de marca – como nome da empresa, produtos e publicidade – há um elemento que é essencial para uma marca: um design de logotipo.
Um logotipo adequadamente projetado, tem a capacidade de impulsionar sua marca para o mainstream e, finalmente, aumentar os lucos.
Isso também se aplica ao comércio eletrônico. Um estudo da Universidade de Ciência e Tecnologia do Missouri mostrou que os consumidores passam os primeiros seis segundos em um site olhando para o design do logotipo.
E como os consumidores procuram uma experiência de marca consistente em todos os canais – redes sociais, site, materiais impressos – então é imprescindível criar um logotipo reconhecido e bonito.
Porque fazer um rebranding da sua marca?
Tudo isso pode parecer desanimador, mas as tendências de design mais antigas simplesmente não resistem aos tempos modernos. Afinal, o que estava no estilo do design gráfico há 20 anos, não funcionará hoje.
Tome a BP, como exemplo. Após muitos vazamentos de petróleo e controvérsias, a empresa percebeu que precisava conquistar a confiança dos consumidores novamente e consertar sua imagem pública em 2000. Assim, depois de décadas ostentando um simples logotipo de escudo, a marca reformulou seu logotipo para criar uma imagem mais amigável.
Foi um rebranding bem sucedido em todos os sentidos. A empresa manteve seu reconhecimento, mantendo seu design do mesmo tamanho e dos mesmos tons icônicos de verde e amarelo. No entanto, a imagem foi modernizada com tons adicionais e espaço em branco.
Além disso, criou-se uma nova forma simbólica que representou o novo foco da empresa. As cores simbolizam o foco na natureza, dizendo ao seu público e ao mundo que a marca é consciente. O “bp” minúsculo é colocado acima da forma, permitindo que o símbolo de sunburst seja mais responsivo e adaptável a vários produtos, veiculações e anúncios.
Embora o redesenho do logotipo tenha sido caro (pense em US $ 200 milhões), outros podem ser tão bem-sucedidos por uma fração do custo que a empresa BP pagou à agência Landor.
Você deveria fazer um rebrand?
Tomar coragem e fazer um rebranding da sua empresa é um grande risco – mas é um que certamente pode compensar. Se você não tiver certeza se deve ou não reformular alguns elementos basta consultar esta lista de verificação:
• Você está oferecendo um novo produto, serviço principal ou lançando algo novo?
• Você precisa alterar sua percepção pública?
• Sua empresa está indo em uma direção diferente ou tem uma nova proposta de valor?
• Os tempos mudam e você tem que se atualizar. Seu design está simplesmente desatualizado?
Se você respondeu sim a qualquer uma dessas perguntas, o rebranding pode ser o esforço perfeito para sua empresa.
Depois de tomar a decisão de mudar o nome, certifique-se de realizar muitas pesquisas antes de mudar uma única coisa. Seus consumidores lhe dirão exatamente o que querem de você – tudo que você precisa fazer é ouvir.
Assim você terá o equilíbrio perfeito entre o símbolo reconhecível, o nome icônico e um design clássico que durará por muitos anos.
Texto de Gabriel Shaoolian, Executive Director at DesingRush