Smarketing: você sabe o que é?

Smarketing é a junção das palavras em inglês “sales” e “marketing”.

Mas o seu significado não é tão simples assim. Toda empresa conhece as diferenças, rivalidades ou desentendimentos entre as áreas de vendas e de marketing. Que muitas vezes parecem até mesmo trabalhar uma contra a outra.

O termo acima resume um conjunto de ações que pretendem acabar com as dificuldades e trazer alinhamento e harmonia entre as áreas.

Ele promove uma participação conjunta dessas equipes. Soma-se toda metodologia de vendas com o planejamento estratégico do marketing. As metas estão focadas no resultado final.

Ele consiste em elaborar um plano de ação com a participação destes dois setores responsáveis pelo sucesso nos resultados. Um capta proponentes e o outro converte os clientes por meio das vendas.

Também é um trocadilho por ter sonoridade parecida com a palavra “smart” (esperto em inglês) somada com a palavra “marketing”, deixando implícito que é a forma mais inteligente de se implementar o marketing em uma empresa.

E você já pensou na importância que o setor de marketing e de vendas possuem dentro da empresa? São eles responsáveis pelo objetivo principal acontecer: o lucro.

Agora pense poder integrar as qualidades técnicas e táticas dessas duas equipes em uma só. Isso se chama “Smarketing”, e tem sido usado como arma eficaz quando o assunto é melhorar processos e elevar as vendas.

Smarketing

OS BENEFÍCIOS

Promove maiores taxas de conversão

Se a equipe de marketing (que conhece o público-alvo, sabe como atingi-lo, realiza campanhas e mede resultados) absorver a experiência em campo da equipe de vendas (que sabe negociar, fazer a oferta no tempo certo, e concluir com precisão uma venda), conseguirá construir uma campanha arrasadora, com um potencial de conversão absurdo.

Aumenta os resultados em vendas

Além de aumentar as taxas de conversão, com as duas equipes trabalhando em conjunto e 100% focadas em resultados,  aumenta-se significantemente o grau de produtividade e eficiência no trabalho, trazendo resultados em vendas expressivos para o seu negócio.

Otimiza constantemente a estratégia

“Duas cabeças pensam melhor do que uma.”

Unindo as equipes, é possível evitar estratégias ineficientes, identificar e diminuir os erros em campanhas. O que irá otimizar os custos e aumentar a margem de lucro da empresa.

Gera harmonia entre as duas equipes

Com a comunicação constante entre as duas equipes e a sua integração total, é possível manter um diálogo e adotar ações em sintonia, assim eliminando os ruídos na comunicação.

Isso beneficia não só a equipe, que não tem que lidar com problemas evitáveis, como também o cliente, que terá assim uma ótima experiência de atendimento e resultados.

Portanto, a lição que levamos do smarketing é que não será possível obter grandes resultados se as equipes não dialogarem e falarem a mesma língua. Reveja os conceitos de sua empresa, vejam como as equipes estão atuando e as coloque para trabalhar juntas!

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