A realidade virtual e o seu negócio

Realidade-Virtual-capa

A realidade virtual (ou VR, do inglês virtual reality) é também uma vertente disruptiva importante para o mundo dos negócios, conforme aponta pesquisa da Forbes.

Ela é tendência crescente no setor de entretenimento mostrando que inovação e tecnologia estão, cada vez mais, correlacionadas.

Esta tecnologia permite que o usuário tenha uma experiência de imersão multissensorial em um ambiente 3D. Com o avanço dos dispositivos de VR, fica mais fácil desligar-se das interferências externas e entrar em um universo totalmente virtual.

Embora a sua utilização seja famosa em games e outras formas de entretenimento, também pode ser utilizada para potencializar a inovação nos negócios.

Por meio das ferramentas de realidade virtual, uma empresa pode inserir o seu usuário em um espaço digital.

Mostrando a complexidade do produto ou serviço ofertado, as diferentes etapas de produção, e entre outras soluções.

Realidade virtual, e outras vertentes imersivas, fazem parte da estratégia

É importante não confundir o conceito de realidade aumentada e realidade mista com realidade virtual.

Também utilizada em estratégias de inovação em negócios, a realidade aumentada se difere pela inserção de objetos virtuais no mundo real, sem envolver a imersão.

A realidade virtual se caracteriza por recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo.

Com o uso de equipamentos de VR, uma pessoa é capaz de fazer parte de um ambiente tridimensional, gerado por computador, manipular objetos e até executar uma série de ações enquanto está imersa.

Já a realidade mista é a união das outras duas vertentes. Ou seja, o usuário além de estar imerso em um novo ambiente por meio da visão, também pode usar o tato para interagir com a realidade virtual.

Ao tentar tocar em um objeto apresentado por meio de um óculos especial, o usuário interfere no conteúdo, o que torna a experiência ainda mais interativa.

Realidade virtual para engajar o usuário

O engajamento é um elemento chave para construir o sucesso de um negócio. E através de novos mecanismos de inteligência digital, é possível estreitar o relacionamento com o usuário, transformando-o em cliente da marca.

Confira, abaixo, três fatores que contribuem para este tipo de estratégia, proporcionando a imersão de pessoas em ambientes virtuais:

Engajamento multissensorial

Permite que os clientes se envolvam em aprender e utilizar o produto ou serviço oferecido de forma interativa.

Insere-os no centro da ação que acontece no cenário virtual.

E estimula os sentidos como tato, visão, audição e até o olfato, o que envolve os clientes na experiência.

Engajamento Intelectual

Para tornar a experiência completa é preciso ir além de gráficos bem construídos da realidade virtual.

Compartilhar informações relevantes e úteis com os clientes é necessário para que a utilização da realidade virtual seja significativa.

Conexão Emocional

Porém, para que a empresa obtenha resultados positivos com a ação é preciso desenvolvê-la com foco na empatia.

Segundo pesquisa da Harvard Business Review, construir uma conexão emocional com o seu cliente é importante.

Assim como criar ações lógicas que o levem direto à compra.

Desse modo, as chances do usuário ser leal e engajado com o seu negócio só tendem a crescer.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *