O que fazer quando chega a hora de fazer um rebranding?

1966354846_1486345964_l

Rebranding no seu negócio não é pouca coisa, e tem muitos benefícios.

Como ajudar com lançamentos de produtos, remodelar imagens públicas ou atualizar uma imagem cansada.

Uma campanha de rebranding de sucesso pode dar uma nova vida a um negócio e melhorar a receita geral.

Não ficou convencido? A consultoria global McKinsey and Company descobriu que marcas fortes superam as marcas fracas em até 20%.

Enquanto muitos elementos criam uma identidade de marca – como nome da empresa, produtos e publicidade – há um elemento que é essencial para uma marca: um design de logotipo.

Um logotipo adequadamente projetado, tem a capacidade de impulsionar sua marca para o mainstream e, finalmente, aumentar os lucos.

Isso também se aplica ao comércio eletrônico. Um estudo da Universidade de Ciência e Tecnologia do Missouri mostrou que os consumidores passam os primeiros seis segundos em um site olhando para o design do logotipo.

E como os consumidores procuram uma experiência de marca consistente em todos os canais – redes sociais, site, materiais impressos – então é imprescindível criar um logotipo reconhecido e bonito.

Porque fazer um rebranding da sua marca?


Tudo isso pode parecer desanimador, mas as tendências de design mais antigas simplesmente não resistem aos tempos modernos. Afinal, o que estava no estilo do design gráfico há 20 anos, não funcionará hoje.

Tome a BP, como exemplo. Após muitos vazamentos de petróleo e controvérsias, a empresa percebeu que precisava conquistar a confiança dos consumidores novamente e consertar sua imagem pública em 2000. Assim, depois de décadas ostentando um simples logotipo de escudo, a marca reformulou seu logotipo para criar uma imagem mais amigável.

Foi um rebranding bem sucedido em todos os sentidos. A empresa manteve seu reconhecimento, mantendo seu design do mesmo tamanho e dos mesmos tons icônicos de verde e amarelo. No entanto, a imagem foi modernizada com tons adicionais e espaço em branco.

Além disso, criou-se uma nova forma simbólica que representou o novo foco da empresa. As cores simbolizam o foco na natureza, dizendo ao seu público e ao mundo que a marca é consciente. O “bp” minúsculo é colocado acima da forma, permitindo que o símbolo de sunburst seja mais responsivo e adaptável a vários produtos, veiculações e anúncios.

Embora o redesenho do logotipo tenha sido caro (pense em US $ 200 milhões), outros podem ser tão bem-sucedidos por uma fração do custo que a empresa BP pagou à agência Landor.

Você deveria fazer um rebrand?


Tomar coragem e fazer um rebranding da sua empresa é um grande risco – mas é um que certamente pode compensar. Se você não tiver certeza se deve ou não reformular alguns elementos basta consultar esta lista de verificação:

• Você está oferecendo um novo produto, serviço principal ou lançando algo novo?
• Você precisa alterar sua percepção pública?
• Sua empresa está indo em uma direção diferente ou tem uma nova proposta de valor?
• Os tempos mudam e você tem que se atualizar. Seu design está simplesmente desatualizado?

Se você respondeu sim a qualquer uma dessas perguntas, o rebranding pode ser o esforço perfeito para sua empresa.

Depois de tomar a decisão de mudar o nome, certifique-se de realizar muitas pesquisas antes de mudar uma única coisa. Seus consumidores lhe dirão exatamente o que querem de você – tudo que você precisa fazer é ouvir.

Assim você terá o equilíbrio perfeito entre o símbolo reconhecível, o nome icônico e um design clássico que durará por muitos anos.

Texto de Gabriel Shaoolian, Executive Director at DesingRush

Facebook Comments

Deixe um comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *