Por trás do “Job”

Hoje em dia é comum algumas agências de publicidade viverem em um fluxo frenético de atendimento. Tudo para garantir a satisfação do cliente.

Não é uma tarefa nada fácil e envolve muitos setores e fatores. E acredito que nem a metade dos clientes saibam que existem.

Por isso esse post vai ser uma tentativa de mostrar que o sistema “fast food” não funciona em agências de publicidade.


Quando você entra em um fast food olha o cardápio e após fazer o pedido, o mesmo fica pronto em questão de minutos, incrível não é mesmo?

Mais isso ocorre porque o mesmo já tinha começado a ser feito antes e só precisava passar pelo processo de finalização de montagem.

O que acontece em uma agência é quase o mesmo processo. O cliente solicita o job e aguarda ansioso pela “saída dele em minutos”.

Porém cada job tem a sua finalidade e segmentação, o que deixa o processo longo, nada parecido com os tradicional “fast food“.

Como cada agência trabalha é relativo, mas alguns profissionais são indispensáveis, respeitando uma ordem como:

OrganogramaPP-e1453928866317
Atendimento

O setor de atendimento é o primeiro em uma agência de marketing digital e responsável pelo contato inicial com o cliente. O atendimento coleta os dados do cliente, além de promover a negociação. Ao final, é passado o briefing para a equipe de planejamento. Também é o atendimento o responsável pela captação de novos clientes, além de garantir a fidelização dos existentes.

Planejamento

Com o briefing em mãos, a equipe de planejamento começa a traçar estratégias e moldar o projeto de acordo com as especificidades do cliente. Nessa etapa são definidos os passos que serão tomados e os serviços a serem utilizados.
Caso a empresas não possua, é também nessa fase em que é planejado como será o site da empresa. Passando por programação e instalação posteriores.

Criação e Produção

Provavelmente a parte que contém o cerne da agência de marketing digital. O setor de criação e produção é responsável por colocar em prática o planejamento de marketing digital, atuando em diversas frentes.

Marketing de Conteúdo

Os profissionais de marketing de conteúdo são responsáveis por criar conteúdo relevante e otimizado. Sendo para o site da empresa ou para gerar conteúdo para as mídias sociais em geral.

Social Media

Já no social media ocorre o posicionamento e gestão das redes sociais. Ferramentas que são utilizadas para divulgar o conteúdo e expandir a marca entre possíveis novos clientes, de modo a consolidar a empresa.

Por trás do job existem várias cabeças, pensamentos e opiniões diferentes focadas em trazer o melhor resultado, organizando idéias e colocando elas para serem avaliadas pelo cliente, esse exemplo de “funcionamento” nos ajuda a perceber que um job passa por um processo e prazo a serem respeitados e não pode ser tratado como um fast food.

“E aí? Me vê um Job?”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *