Qual a relação entre o Netflix e o Inbound Marketing?

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Se questionados de qual a principal relação entre Inbound Marketing e o Netflix, responderíamos sem hesitar: números e comportamento, ou seja, estratégia puramente baseada no comportamento do cliente!

Entender o momento da fidelização e engajamento do consumidor é primordial. Perceber o momento certo e com o que abordá-lo, é simplesmente o alvo dos profissionais de marketing. E nisso, o Netflix tem acertado na veia dos clientes, oferecendo conteúdo através da experiência do usuário na plataforma.

De concorrente física da Blockbuster à gigante de streaming, a empresa reconheceu o momento de inovar. Um fato interessante é que a marca já se baseava na experiência do usuário, com seu antigo modelo de assinatura de DVDs. Quando o cliente não estava afim de escolher quais seriam seus filmes do mês, ela mesma enviava títulos, baseados nas experiências anteriores.

 Netflix e o Inbound Marketing

Abaixo detalhamos alguns pontos para gerar insights ao seu negócio:

  • É muito importante saber qual o momento certo de abordar seu lead e transformá-lo em cliente. O Netflix sabe qual o exato momento que seus clientes são fidelizados. Podemos citar a série The Walking Dead que conquistou seus espectadores no segundo episódio, e outras como House of Cards e Sense8 que capturou sua audiência no episódio 3.
  • Entender em quais mídias se relacionar com seu cliente. Apesar do Netflix ser uma empresa que vende streaming, ela já provou que sabe como realizar ativações de marca offline também. Exemplo disso, foi a campanha de lançamento da série documental “Fearless” que aborda a história de campeões de montaria em rodeios, especialmente em Barretos e Las Vegas. Aproveitando o gancho e o mês da festa no Brasil, o Netflix realizou a divulgação via outdoor (offline) em diversos pontos de cidades do interior. Lembre-se: seu cliente é uma pessoa só, e consome informação em diversos locais (online e offline).

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  • Capturar o máximo de informações para criar conteúdo relevante para a sua audiência. Seja através de pesquisas, parcerias com empresas que compartilham as mesmas personas, eventos/workshops, enfim, você precisa entender o que realmente interessa para o seu público alvo e fazer com que ele saiba que você se importa e fala a mesma “língua” que ele.
  • Crie uma lista. Promova amostras do seu produto. Vai me dizer que não experimentou os 30 dias grátis da plataforma antes de contratar o serviço? Realizar uma demonstração do que tem a oferecer ao seu cliente, é primordial para que ele se sinta mais seguro na hora de adquirir seu produto. Proporcione uma experiência única para o seu lead, enquanto ainda não é seu cliente. Isso garantirá segurança, autoridade e posicionamento da sua marca.

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