Saiba como os micro-momentos podem ajudar na sua estratégia de Marketing Digital

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Existem momentos em que os consumidores têm uma grande necessidade de fazer uma busca na internet. Nesses Micro-Momentos, quando precisam de uma informação ou de uma explicação, as marcas que aparecem têm a oportunidade decisiva de causar um impacto positivo.

Preparamos este post para que você entenda exatamente o que são os Micro-Momentos. E por que eles são tão importantes para a relação entre a marca e os consumidores. E como eles podem ser úteis como ferramentas de marketing.

O comportamento de consumo mudou para sempre. Hoje, a batalha pela conquista de corações, mentes e dinheiro é vencida ou perdida em Micro-Momentos: minúsculos momentos de intenção de tomada de decisão e formação de preferências que ocorrem durante a jornada do consumidor.

O que são Micro-Momentos?

Eles têm relação com o fato de estarmos cada vez mais conectados, com a massificação dos smartphones e com as mudanças no comportamento do consumidor nos últimos anos.

Durante a jornada de compra, as pessoas usam ferramentas de comparação de preços, pesquisam a reputação das empresas, buscam informações sobre a qualidade dos produtos e serviços e tomam diversas outras ações que envolvem um mecanismo de busca como o Google.

E é justamente em momentos-chave como esses que os usuários demonstram uma intenção e que revelam o quão distantes eles estão de uma decisão de compra.

Nesse contexto, o Google estabeleceu que existem 4 tipos de micro momentos:

  • eu quero saber;
  • eu quero ir;
  • eu quero fazer; e
  • eu quero comprar.

Vamos entender o que cada um deles quer dizer.

Momento “eu quero saber”

Esse momento é quando o usuário deseja saber mais sobre algo que ele viu na TV, um assunto do qual um amigo falou ou ainda sobre um novo produto que ele viu anunciado enquanto navegava em um grande portal da internet.

Momento “eu quero ir”

Esse se refere à intenção de chegar a algum lugar. Seja pesquisando pelo endereço do local ou utilizando serviços de geolocalização para indicar o caminho até o destino desejado. Também é o caso de buscas por estabelecimento nos arredores de onde o usuário está, como indicações de restaurantes ou supermercados próximos.

Momento “eu quero fazer”

Momento em que queremos aprender a criar alguma coisa. É bastante prático pesquisarmos no Google como fazer aquilo e procurarmos pela solução mais simples e com as melhores explicações.

Em momentos em que não temos a quem pedir ajuda, acabamos buscando na internet como fazê-lo. Seja um furo na parede, como instalar a impressora, como fazer uma lasanha e etc. Para esse tipo de momento, a quantidade de resultados no formato de vídeo é considerável.

Momento “eu quero comprar”

Aqui, é quando o usuário faz uma busca que revela a intenção de compra. Ela normalmente contém o nome do produto ou serviço e aponta o quão decidida a pessoa está, conforme a especificidade dos termos da pesquisa.

Por exemplo: Quando alguém busca por “cadeira para escritório”, pode ser que esteja à procura de informações sobre tipos de cadeira para o trabalho.

Porém, a busca “cadeira presidente reclinável com apoio” mostra que ele tem interesse nesse tipo de móvel. E muito provavelmente pretende comprar um.

Os Micro-Momentos e o consumidor

Do ponto de vista do consumidor, os Micro-Momentos são como necessidades instantâneas de se fazer uma busca na internet. É o tipo de ação que pode ocorrer a qualquer momento e que não pode esperar para acontecer.

Vale lembrar que as chances de isso ocorrer em atividades com o smartphone é enorme. Com esses aparelhos é tudo mais fácil pelo acesso rápido e no lugar que o cliente está. Esses momentos funcionarão como uma brecha de atenção que as empresas podem tirar proveito para conseguirem uma aproximação com o público.

Os Micro-Momentos e as marcas

Entender sobre os micro-momentos é essencial para estar mais perto do consumidor. E saber quando ele demonstra alguma intenção que tenha o potencial de favorecer a sua marca.

Dessa forma, as empresas que conseguirem entender o comportamento dos usuários terão mais chances de se destacar nos resultados das buscas.

E devido à força do Google como ferramenta de pesquisa, os Micro-Momentos podem ser um recurso poderoso para melhorar as iniciativas de marketing dos negócios.

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