Marketing Onlife - Você sabe o que é?

marketing-onlife-capa

Foi-se a época em que ações publicitárias na Internet eram vistas como inovação. Na verdade, a existência de uma empresa já é contestada, caso não haja referência de sua marca online. Sem autoridade e presença Online?

O Marketing Onlife veio para ficar. O conceito, que integra tanto o marketing offline quanto o online, potencializa o resultado final.

É o que há de mais promissor na área e que alinha todas as ações da marca, independente da mídia ou público.

 

Hoje, apresentaremos 5 motivos pelos quais vale a pena investir em uma estratégia completa de Marketing Onlife:

Identificação visual e abordagem padronizada

Toda marca precisa de uma identidade bem definida e, para isso, qualquer forma de comunicação deve conversar entre si – ilustrações, padrão de cores, linguagem, abordagem e mensagem – seja ela em um endomarketing ou uma campanha nacional. Portanto, as aparições online também devem seguir o mesmo conceito. A marca precisa ser vista como uma organização coesa e confiável, Independente do público, pode ser identificada mesmo sem que o seu nome seja apresentado explicitamente.

Transmídia

A possibilidade de utilizar diversas plataformas em uma mesma campanha, na qual uma leva ao acesso da outra, convida o público a se envolver com a história que a marca está contando. A recente campanha da cerveja Skol com o tema “Saia do seu quadrado”. A estratégia iniciada na TV termina com uma ação de vídeos totalmente verticais, adaptados a visualização em Smartphones. A ideia é aumentar a quantidade de portas de entrada que levam para uma ação final. O que viabiliza uma abordagem abrangente e atrativa, capaz de conquistar a atenção do público-alvo e aumentar consideravelmente a interação e o buzz gerado pela campanha.

Interatividade entre as campanhas

Em uma boa construção publicitária, é importante que o profissional pense na marca a longo prazo. Para que ele idealize campanhas que sigam uma mesma linha de raciocínio. Mas para que essas ações ganhem força, é essencial que estejam na cabeça do consumidor. E só existem dois jeitos disso acontecer: repetição ou disponibilidade.

Um ótimo exemplo de interatividade entre as campanhas é a Brastemp. Independente da campanha, a mensagem era sempre a mesma. O link entre as ações fortaleceram essa ideia repetidamente junto ao consumidor. O reconhecimento é por terem conseguido esse resultado em uma época em que só era possível explorar o marketing offline, com mídias efêmeras (jornais, revistas e comerciais de TV).

No entanto, o Marketing Onlife veio para facilitar esse processo através da acessibilidade das mídias digitais. Ele permite que o público encontre sempre as ações da campanha e tenha contato por tempo ilimitado. Isso facilita a conexão de uma campanha com a outra. Favorecendo a criação de um posicionamento de longo prazo, permitindo que o publicitário trabalhe a continuidade das campanhas de forma integrada e mais efetiva.

Ações mais criativas

Planejar ações de Marketing Onlife proporcionam outra importante vantagem: permite que os profissionais abusem da criatividade. A grande sacada é fazer uma ação que chame a atenção, como por exemplo, um marketing de guerrilha ou um grande evento organizado pela marca. No entanto, de nada vale o esforço se esse material não for bem trabalhado nas plataformas online. O objetivo é conseguir mostrar a ação para um público maior, gerando comentários e ampliando o alcance da ação. Como exemplo, podemos lembrar da série Game of Thrones, que espalhou “Food Trucks” em NY e LA com comidas tradicionais dos livros que inspiraram a série. A ideia era anunciar a estreia na TV, e acabou gerando uma avalanche de comentários na Internet.

Referência no setor

Outra justificativa de peso para o Marketing Onlife é a visibilidade conquistada pela marca. Quando um bom trabalho é feito em diversas plataformas, se torna uma referência para empresas do mesmo setor. Classificando como um lançadora de tendências quando o assunto é marketing para aquele segmento. Atualmente, todos os destaques do mundo publicitário não se restringem à ações isoladas, mas sim a uma estratégia completa de comunicação. O que resulta do relacionamento com cliente e o posicionamento.

A nova era já começou e caminha com a mesma velocidade e versatilidade da Internet.

Facebook Comments
0 I like it
0 I don't like it

Deixe um comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *