O Marketing no Futuro

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Um bom profissional de marketing está sempre planejando os próximos anos da sua carreira. Mas em um cenário de constante mudanças, muitas dúvidas costumam surgir.

A tecnologia é uma das variáveis que mais influenciam essas incertezas. Com tanta novidade surgindo, é difícil dizer qual será a que mais vai interferir na nossa profissão.

Mais do que o presente, o Marketing Digital continuará sendo o futuro. Portanto, se você não quer ver seu negócio sumindo da internet em alguns anos, fique atento à essas tendências para o futuro.

O termo Marketing Digital surgiu há cerca de 20 anos, junto com a internet como conhecemos hoje.

No início, a plataforma web 1.0 não permitia algo que hoje fazemos com bastante frequência: interação.

A informação vinha de apenas um lado, e os consumidores não podiam opinar, fazer perguntas ou elogios. Muito semelhante ao modelo de Outbound Marketing, ou seja, o velho marketing de interrupção.

Porém, após mudanças como o surgimento de buscadores e das redes sociais, toda a relação entre público e empresas passou a mudar. E sem dúvidas, para melhor!

E as mudanças não pararam nesses 20 anos. E mais: estão cada vez mais rápidas.

Mais do que o presente, o Marketing Digital continuará sendo o futuro.

Simplesmente porque o Marketing Digital faz algo que o Marketing Tradicional nunca fez: empodera o consumidor.

Hoje é o consumidor que vai atrás de sua empresa na internet. E se você conseguir gerar valor para ele através de conteúdos relevantes, não duvide, ganhará um cliente engajado, que ouve e confia no que você tem a dizer. E que estará muito mais disposto a comprar de você também.

Além disso, ficamos conectados grande parte do nosso tempo na internet, seja conversando com amigos, consumindo conteúdo ou jogando online. O que reflete no aumento de oportunidades de contato com consumidores.

O “novo marketing” está abrindo caminho para uma relação mais humanizada entre marcas e pessoas, onde cada consumidor será ouvido, tratado e respeitado da forma que merece.

No entanto, o segredo estará em unir os dados coletados, como números de cliques, de emails cadastrados, de como os usuários gastam seu tempo em seu site e a partir disso conseguir criar estratégias para alcançar essas pessoas.

Descobrir como é o comportamento do consumidor e fazer uma conexão emocional através de conteúdo, design e mídias sociais, baseado naquilo que foi coletado em estudos.

Principais tecnologias que já são utilizadas

Esses temas terão uma grande influência no seu dia a dia nos próximos anos.

Algumas delas você já consegue encontrar no mercado, outras ainda estão em fase de testes nas grandes empresas de tecnologia.

Big Data

Inúmeros dados são gerados todos os dias por nós. Seja por reações nas redes sociais, comportamento em um e-commerce, documentos criados no trabalho ou deslocamentos feitos com o celular no bolso, você está gerando uma informação que vai ser salva em algum banco de dados.

Não é à toa que Anjul Bhambhri, ex-VP de projetos da IBM, afirmou que o Big Data é o novo petróleo. São informações valiosas para o trabalho dos profissionais de marketing.

Automação

Automação é a tecnologia responsável por isso.

A partir do momento que conseguimos automatizar análises de dados, atendimento e serviços, abrimos espaços para um marketing mais personalizado e pessoal.

Personalização

Essa inovação reserva um futuro fantástico. Poderemos reconhecer melhor ainda o comportamento individual dos clientes e antecipar exatamente o que influencia uma pessoa no processo de venda.

Isso é bom para todo mundo. São entregas de ofertas personalizadas e completamente eficazes!

Chatbots

Parece coisa de Black Mirror (série de televisão que aborda ficção especulativa), mas estamos falando de algo que já existe e há um bom tempo.

Os chatbots são atendimentos otimizados. Quem responde as perguntas e interage com os clientes, são robôs previamente programados para isso.

Machine Learning

A criação de algoritmos que permitam o aprendizado da máquina é fundamental para o desenvolvimento da automação de processos.

Machine Learning vai possibilitar conclusões cada vez mais efetivas sobre o comportamento dos clientes.

Inteligência Artificial

Você concorda que os computadores ainda não chegaram a uma inteligência de nível humano, não é mesmo? Mas não podemos deixar de lado o avanço que vem sendo realizado nessa área.

Alan Turing, um dos pais da ciência da computação, desenvolveu um teste onde um computador é colocado em um experimento onde tem que convencer humanos de que não é uma máquina.

Em 2014 tivemos o primeiro software a passar no experimento, convencendo as pessoas de que era um ucraniano de 13 anos.

Principais habilidades que serão exigidas

Diante das mudanças que vêm afetando não só o mercado de marketing, mas toda a forma de trabalho tradicional que conhecemos, algumas características serão mais evidentes na vida dos profissionais:

Análise de Dados

Falamos como o Big Data já afeta e pode alterar o nosso dia a dia no marketing. Com a quantidade de dados sendo criados, analisar essas informações será o grande garimpo da modernidade.

As empresas de marketing já procuram no mercado, pessoas com essas características. Realizar testes A/B e tomar decisões baseadas em dados é fundamental para um estratégia ser bem-sucedida.

Computação

Essa habilidade será fundamental para o desenvolvimento de ferramentas de relacionamento e para a estrutura dos dados.

O desenvolvimento da tecnologia como um todo, criará oportunidades de criação de novas ferramentas que ajudarão no relacionamento com o cliente.

Intraempreendedor

Você já ouviu falar em intraempreendedorismo?

Esse é um conceito antigo, mas que se mostra completamente atual hoje em dia.

As empresas procuram cada vez mais profissionais com capacidades empreendedoras e com poder de criar e inovar. Em contrapartida elas dão uma liberdade de errar, buscando sempre o aprendizado e desenvolvimento dos funcionários.

Empreendedor – Freelancer

Micha Kaufman afirmou em um artigo na Forbes que metade da população será freelancer em 2020, e ele tem razão.

Ter liberdade para trabalhar onde quiser, a hora do dia que quiser e no projeto que quiser, tem muito mais a ver com o que os jovens procuram para suas vidas.

Sim, seu escritório pode ser na praia! Pode ser na montanha, na cachoeira… Onde você quiser.

Concluindo

Quando falamos de futuro, estamos falando apenas de previsões. Apesar de tanta tecnologia, ainda não inventaram uma bola de cristal.

Mas podemos esperar no marketing, algo mais próximo das ciências exatas, portanto com a exigência de uma qualidade que os profissionais de hoje já possuem: A criatividade!

Com decisões sendo tomadas cada vez mais baseadas em dados, será necessária muita imaginação para realizar campanhas e estratégias que se destaquem.

 

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