Por quê investir em marketing digital?

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Já são mais de 3 bilhões de pessoas conectadas à internet no mundo todo. E, no Brasil, a proporção é semelhante: com 120 milhões de pessoas conectadas, ficamos atrás só de Estados Unidos, Índia e China.

É por isso que o Marketing Digital, o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma empresa na internet, tem se tornando cada vez mais essencial para negócios que desejam atrair clientes.

Se você ainda não está convencido, vamos te mostrar alguns motivos pelos quais vale a pena investir em Marketing Digital e o momento para fazer isso acontecer.

Para ser encontrado com mais facilidade

Talvez você já tenha ouvido dizer por aí que hoje a decisão de compra está cada vez mais nas mãos do consumidor. E é verdade. Ter acesso a opiniões, resenhas e outras informações sobre produtos e serviços antes de investir dinheiro neles nunca foi tão fácil.

Essas informações deixaram de ser de acesso somente da empresa e dos vendedores, e é comum as pessoas chegarem a uma loja, por exemplo, sabendo tudo sobre o produto que querem comprar.

Mas se você não aparece no Google, no e-mail, nas redes sociais, como pretende ser encontrado durante essa busca das pessoas interessadas?

Com o Marketing Digital, é possível ter uma presença relevante na internet, que torna mais fácil que você seja encontrado nesses e em outros canais.

Para tornar-se referência em seu mercado

Nem sempre, no entanto, as pessoas procuram informações sobre produtos ou serviços específicos. Às vezes elas nem sabem exatamente do que precisam.

Elas querem, antes de tudo, resolver problemas, e o produto ou serviço é só a etapa final desse processo.

Por isso não basta falar só sobre a sua empresa na internet: você precisa criar valor para sua audiência e responder dúvidas que ela tem antes mesmo que saiba sobre sua solução.

Para isso, uma das técnicas usadas dentro do Marketing Digital é o Marketing de Conteúdo, que consiste em produzir materiais para educar, informar ou entreter um futuro cliente.

A ideia é informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.

Para segmentar melhor o público-alvo

Outra característica do Marketing Digital é a possibilidade de segmentar suas campanhas, direcionando-as ao seu público-alvo. Isso ajuda, a economizar dinheiro, pois visando as pessoas certas é muito mais fácil obter retorno.

Ao contrário do Marketing Offline, em que muitas vezes é impossível precisar exatamente para qual audiência você está falando, o Marketing Digital permite um nível de segmentação muito mais certeiro do seu público.

Isso porque é muito mais fácil monitorar a atividade dos usuários na internet. Sejam seus hábitos de consumo, suas preferências e gostos pessoais, sua trajetória profissional, etc. Assim, é possível segmentar de forma bem específica as pessoas para quem você quer anunciar um produto, serviço ou conteúdo.

Para analisar os resultados com facilidade

O que dizer, então, da vantagem de saber, em tempo real, como as ações são recebidas pelo público? É possível obter estatísticas pouco depois de lançadas as campanhas e analisar seus desempenhos, isto é, se elas foram ou não bem sucedidas e, com isso, promover as mudanças necessárias.

O Marketing Digital permite que você determine com muito mais precisão quem é sua audiência e quais são seus gostos e preferências. Da mesma forma, conseguimos monitorar com a mesma precisão os resultados das ações.

Nesse aspecto, ferramentas como o Google Analytics ajudam muito na hora de mensurar os mínimos detalhes dos resultados das estratégias de Marketing Digital.

Para investir de acordo com seu orçamento

No decorrer do tempo, o preço para fazer marketing offline acabou ficando muito alto; anúncios de televisão, rádio e mídia impressa custam caro e, se não bastasse o preço alto, a capacidade de enxergar de forma clara se aquele investimento está fazendo sentido é bem limitada.

Já o Marketing Digital, embora exija sim um mínimo de investimento, pode ser muito mais barato do que o marketing de forma offline. Não à toa, as estratégias de marketing online ocupam hoje grande parte das estratégias de marketing de muitas grandes empresas.

Como eu sei a hora certa de investir?

Sabemos que o momento certo para começar a investir em marketing digital é simplesmente o quanto antes. Claro que o tipo de investimento e o objetivo dele variam caso a caso, mas vamos mostrar o quanto o Marketing Digital pode se tornar uma contribuição importante para sua empresa em diferentes contextos.

Separamos aqui algumas das justificativas mais comuns utilizadas por quem opta por não investir e os motivos pelos quais essas justificativas não são reais.

Sua empresa ainda não tem ou está reformulando o site

Isso também não é uma justificativa real, pois você pode começar investindo em outras estratégias de marketing digital. Não ter um site não é um impeditivo para realizar ações de marketing digital. E quando você for criar seu site ou reformulá-lo, aproveite o momento para considerar algumas estratégias que podem impactar nos seus resultados. Como uma estruturação de SEO, uma definição de calls to action e até mesmo uma integração com um CRM, que podem potencializar muito os resultados obtidos com o seu site.

Já está acostumado ou confia mais no offline

Bom, nesse caso, se você realmente quer que o seu negócio prospere, talvez seja a hora de sair da sua zona de conforto e remodelar a sua estratégia de marketing. Atualmente todos os perfis de clientes e compradores já estão na Internet. Desde o que apenas se educam sobre tema, passando pelos que consultam preço e informações técnicas, até os que acabam comprando.

A quantidade de informações disponíveis online faz com que quase 70% da decisão de compra seja tomada antes mesmo de o cliente conversar com a sua empresa. Essa mudança de comportamento pode ser uma ameaça se sua empresa não estiver bem representada na web.

Não tenho tempo

Se você não tem tempo ou já acumula mais de uma função, essa é uma boa oportunidade para desenvolver ainda mais a sua habilidade de liderança. Distribuindo as atribuições de marketing com outras pessoas. Mesmo que você já tenha uma equipe estruturada de marketing. Conte com essa estratégia para suprir as demandas de marketing.

Pense da seguinte forma, esse tempo que você vai investir agora, vai lhe economizar muito tempo, talvez anos, para alcançar bons resultados para sua empresa. Além de construir um ativo que servirá como ferramenta de vendas por um longo período. A maioria das empresas não deixam de existir por ter um problema de produto ou de tecnologia. Mas sim porque falta vender o suficiente, e a Internet influencia diretamente no processo de vendas das empresas, entenda como, e não fique para trás.

Minha empresa só vende para grandes empresas ou só através de visitas presenciais

Grande parte das pessoas buscam informações na Internet antes de fazer uma escolha. Elas querem conhecer com mais profundidade antes de contratar, independente do tamanho da empresa que elas trabalham.

Além disso, você pode pensar em combinar uma estratégia de Inside Sales com a sua estratégia atual de vender através de visitas presenciais aos clientes. Atuando dessa forma, você pode aumentar a produtividade e as vendas e ainda reduzir custos com deslocamentos e hospedagens.

E agora, por onde começar?

Bom, o primeiro passo é definir qual é o seu objetivo com o marketing digital para, a partir disso, poder desenvolver um bom plano.

Alguns dos objetivos que você pode alcançar com o marketing digital são: gerar leads de forma rápida, ser reconhecido como autoridade em determinado assunto, tornar sua marca conhecida localmente, montar uma base de contatos para relacionamento, entre outros. Lembrando que esse objetivo deve suportar a estratégia da empresa como um todo.

A melhor forma de saber se a sua estratégia de marketing digital é a ideal para o seu negócio, é acompanhando métricas que lhe tragam essa resposta.

É muito importante que você deixe de lado as métricas de vaidade e comece a medir indicadores que realmente demonstram resultado. Veja o número de leads gerados e o custo por lead (CPL) para realmente entender o retorno que o investimento em marketing digital pode lhe trazer.

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