Uma das responsabilidades de quem trabalha com Marketing Digital é acompanhar as tendências e os estudos que são realizados mundo afora. Empresas como a comScore disponibiliza em seu site diversas pesquisas e estudos relacionados com o uso da internet, comportamento do consumidor, tendências de uso em ferramentas, entre diversos outros tópicos. Ainda atual, em outubro de 2016, foi divulgado em seu site o relatório global de 2016, chamado Future in Focus.

Os principais tópicos abordados neste relatório são:

  • Novas implicações do multiplataforma sobre o conteúdo e a publicidade
  • Como o consumo de desktop evoluiu e continua significativo
  • O crescimento das audiências “exclusivamente mobile”
  • Desafios e vantagens do “campo de batalha” mobile app
  • Fatores que influenciam a seleção da plataforma
  • Polarização de audiências e comportamentos entre os dispositivos
  • A ascensão do vídeo digital em todas as plataformas

Ao ler o relatório, separamos 3 pontos relevantes para os nossos clientes e parceiros. São informações que podem, inclusive ajudar na tomada de decisão na hora de colocar, ou manter, seu negócio ativamente na internet.

O primeiro destaque é o gráfico que nos mostra as diferentes plataformas utilizadas de acordo com a hora do dia:

grafico-uso-devices

É importante observar que existe uma tendência de uso maior do telefone no período da manhã, onde podemos considerar o momento em que as pessoas estão se deslocando para seus trabalhos. Durante o dia, percebemos um crescimento do uso do computador de mesa (considera-se também o uso de notebooks) e, no período noturno, um novo crescimento do uso de celulares (representado pela linha pontilhada branca) e o grande destaque para o uso de tablets, principal device que representa a “segunda tela”, quando assistimos aos programas de televisão, sem abrir mão de um dispositivo conectado à Internet. Em suma, também é possível perceber que estamos conectados durante todo o momento em que estamos acordados.

Em segundo lugar, destacamos que o mundo é mobile, mas, não abandonou a tela do computador.

grafico-crescimento-desktop

Com destaque para a América Latina, é possível perceber o crescimento do uso da internet através de PCs e Notebooks. Apesar de existir um crescimento considerável nos últimos anos do uso de celular como principal dispositivo para acesso à internet, não podemos ignorar as possibilidades de negócio e vendas, por exemplo de um e-commerce, com acessos realizados através de computadores “convencionais”.

E, por último, mas não menos importante, destacamos o gráfico abaixo que nos mostra o percentual de usuários, classificados por idade, que utilizam apenas o celular como forma de acessar a internet.

grafico-uso-celular

Como o estudo é global, percebemos gráficos bem diferentes entre os três países analisados. No Brasil, é possível perceber que a faixa etária entre 25 e 34 compreende o maior número de usuários exclusivos de celular.

Com essas e muitas outras informações que estão disponíveis neste relatório global é possível ter muitas ideias de como melhorar o seu negócio e a sua presença digital, não é mesmo? Conta pra gente como você acredita que esses dados podem te ajudar.