Estratégias integradas de Marketing Digital: Blog

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O blog é uma ferramenta importante para sua empresa. Eles atuam como uma forma de comunicação bilateral por meio de uma estratégia efetiva de relacionamento. Através de interatividade no blog é possível saber o que seus consumidores pensam de sua marca ou produto.

Eles criam um vínculo de relacionamento com seu público-alvo, tornando-se uma importante ferramenta de marketing digital. Com o conteúdo apropriado seu blog pode gerar uma série de leads qualificados, ou seja, assuntos relevantes ao seu público.

Vamos começar do início para então entender como otimizar seus resultados em meio digital usando blog e das redes sociais.

Para que servem as publicações no blog?

As publicações são o meio de se comunicar com o seu público e mostrar o que você tem por trás do seu rostinho bonito!

Em uma loja física, por exemplo, é necessário promover eventos de diversos tipos; fazer coquetéis vez ou outra ou simplesmente bater um papo com os clientes e recebê-los bem para que as pessoas interajam com você voltem mais vezes.

Dentro do seu site, manter seu blog sempre atualizado com informações relevantes para o seu público em formato de artigos é o seu jeito de interagir com seus visitantes.

Por isso, é importante ter muito claro o seu público-alvo, montar sua persona e criar toda a sua Estratégia de Marketing de Conteúdo.

Que assuntos posso abordar no meu blog?

Você pode abordar os assuntos mais diversos relacionados ao que é do interesse do seu público-alvo. Ou seja, tudo que você sentir que faz parte do universo da sua audiência – sempre tendo em vista a sua persona e a jornada de compra dela.

Aqui estão algumas sugestões de temáticas que geralmente funcionam bem:

  • Fale sobre as dores de seus clientes e os ajude a solucionar parte dessas dores ao compartilhar o seu know-how.
  • Use as próprias dúvidas de seus clientes como tema para seus artigos, assim outras pessoas que estiverem navegando na internet tentando sanar dúvidas semelhantes já podem encontrar suas respostas no blog e se tornarem seus visitantes.
  • Conte as histórias dos seus clientes de sucesso para que seus visitantes se interessem em se tornar um cliente seu também.
  • Fale sobre as tendências do seu setor para se estabelecer como uma autoridade no assunto.
  • De vez em quando fale também do lançamento dos seus produtos e novas funções.

O seu produto só deve ser mencionado quando realmente estiver diretamente relacionado a uma solução que está sendo apresentada ao seu cliente (e de forma sutil!).

Mas já estou nas redes sociais, por que preciso fazer um blog também?

As redes sociais são um coletivo dos canais de comunicação online dedicados a insumos, interações, compartilhamento de conteúdo e colaboração baseados no envolvimento de pessoas em uma dinâmica de comunidade.

Elas são super importantes hoje em dia, mas cada tipo de rede social exige um tipo de interação da sua parte – e você precisa se adaptar. Para isso, é importante ter em mente como as redes sociais funcionam.

Como funcionam as redes sociais?

Em geral, há algumas limitações nas redes sociais que você já deve ter notado, como:

  • Tamanho do conteúdo postado;
  • Tipo de conteúdo que pode ser compartilhado;
  • Alcance do conteúdo em relação às pessoas que seguem você

Além disso, cada usuário, faz uso de diferentes redes sociais com diferentes propósitos. Então, para fazer que esses usuários interajam com você em diferentes redes sociais, você precisa criar diferentes tipos de abordagem.

Ou seja, para ser bem sucedido no Facebook, Instagram ou Twitter, você não pode chegar lá falando qualquer coisa – tem que se dedicar para criar conteúdo que seja realmente interessante para quem está lá naquele momento.

E provavelmente uma pessoa que está no twitter para dar risada, não está nem aí para o produto que você está tentando vender. Se ela quer rir, você tem que ser criativo e tentar associar a sua marca e os seus produtos a esse sentimento que o usuário quer ter.

Ah, mas não é só postar umas fotos e frases de vez em quando?

Na verdade não. Atuar em redes sociais exige dedicação e bastante inovação também. Não adianta ser que nem todo mundo, pois a competição por espaço é acirrada e as regras internas de alcance não estão a favor de empresas com fins comerciais.

O conteúdo a ser lançado nas redes sociais tem diversas condições para fazer o efeito que você quer. Agora imagine só a seguinte situação: passar uma criando um conteúdo para redes sociais e publicar na sua página do Facebook achando que ele vai ‘bombar’. No dia seguinte, você percebe que ele alcançou apenas 15 pessoas e ninguém sequer interagiu. 

Já era. Foi uma hora do seu tempo que você desperdiçou nisso e que não te deu nenhum resultado relevante. As redes sociais não têm dó nesse sentido.

Além de ser difícil fazer sucesso por lá, ainda há outro fato importante: as redes sociais são um terreno alugado. E no terreno dos outros, as regras podem mudar do nada e quem tem que ficar se adaptando sempre é quem está por lá, certo? O Facebook, por exemplo, muda constantemente – e cada vez mais tem tirado o espaço de páginas comerciais dos ambientes de interação orgânica.

Então devo ter um blog para complementar minhas redes sociais?

Na verdade você deve ter redes sociais para complementar o alcance do conteúdo do seu blog. Afinal, seu blog é o seu terreno, nele você pode fazer o que quiser!

E as redes sociais devem complementar como espaço de divulgação do seu terreno e também como um meio de interagir com seu público-alvo e compreender ele melhor – para conseguir construir um blog que faça sentido para esse público.

Resumindo:

  1. Foque em criar conteúdo para o seu blog!
  2. Use as redes sociais como um espaço para interagir com o seu público;
  3. Distribua seu conteúdo nas redes sociais para gerar tráfego para o seu site;
  4. Analise as interações do seu público com seu conteúdo tanto nas redes sociais, quanto no seu blog.
  5. Aplique o que você aprender com a análise de volta no seu conteúdo para que ele fique ainda melhor!

Agora é a sua vez! A estratégia será a sua base para construir uma estrutura sólida que realmente atrairá seu público!

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