Entenda o que é a Transformação Digital

Digital-Transformation-–-To-Avoid-Being-Disrupted-01

Bem-vindo à Transformação Digital. Muito além dos aspectos de nossa vida pessoal, a tecnologia está influenciando drasticamente os setores empresariais. Ter toda sua comunicação voltada ao universo digital se tornou apenas o primeiro passo em direção ao progresso, e são exatamente esses fatores que vamos abordar daqui para frente.

Conheça os pilares, os números, as principais práticas de quem já acordou para essa nova era e descubra como você pode seguir o mesmo caminho para não parar no tempo.

A tecnologia se tornou a mais poderosa aliada da sua empresa, transformando todos os processos em digitais.

Utilizá-la como principal meio de relacionamento com seus clientes está mais ligado à maneira como sua empresa se organiza e opera do que a forma como ela se comunica.

67% da jornada do comprador agora é feita digitalmente. Isso significa que sua estratégia digital é mais importante do que nunca. Isso é transformação digital!

A transformação digital atingirá de maneira disruptiva todos os setores e mercados mais rápido do que imaginamos. Empresas estão sob sucesso e o risco do desaparecimento do próprio negócio, pois mesmo com o suporte das tecnologias, dependem muito da capacidade de compreenderem a amplitude da transformação que precisam e do desafio de implementarem suas estratégias digitais o mais rapidamente possível.

A essência da transformação digital consiste basicamente em:

digitalização → desmaterialização → desmonetização → democratização → disrupção

O fato é que as empresas precisam se antecipar, criando a auto-ruptura, antes que outro negócio provoque a disrupção. Para não ser pego de surpresa, você mesmo a provoca, gerando desafios e riscos e abrindo novas oportunidades para o seu negócio.

Transformação digital não é uma adoção massiva de novas tecnologias, mas uma revolução digital no mundo dos negócios.

Por que você deveria adotar a transformação digital

Segundo dados divulgados pela Sysorex, empresa especializada em análise de dados, alguns números impressionantes podem confirmar a tendência de que, ou as empresas assumem a transformação digital, ou sucumbirão diante dos concorrentes que o fizerem, veja:

Hoje, no mundo:

Existem:

  • 7 bilhões de dispositivos móveis em uso
  • 11 bilhões de coisas conectadas à internet

São criados por dia:

  • 2,5 quintilhões de bytes
  • 900 milhões de posts no Facebook
  • 75 milhões de posts no Instagram

São gastos por dia:

  • 17 bilhões de dólares em transações com cartão de crédito
  • 3,7 trilhões de dólares em transações de todos os tipos pela internet

90% do total dos dados armazenados no Mundo foram criados nos últimos 2 anos!

Futuro e a geração Z

A geração Z é composta por pessoas que nasceram a partir de 1994 e são consideradas nativos digitais. De acordo com a Fast Company, até 2020 a geração Z representará 40% de todos os consumidores.

Essa geração cresceu cercada pelos dispositivos digitais. Portanto, elas serão as pessoas que mais cobrarão essas mudanças. E esse futuro não está distante. Hoje em dia, os mais velhos da geração já estão no mercado de trabalho, formando em faculdades.

Por serem multitarefas e poderem processar informações mais rapidamente do que qualquer geração anterior, os membros dessa geração estão aniquilando práticas de marketing que se tornaram obsoletas.

Eles são capazes de consumir conteúdos digitais em multi telas, usando uma ampla gama de dispositivos de forma simultânea. Além disso, eles já têm poder de compra e esperam que as empresas sejam digitais.

E qual o papel das empresas nesse contexto?

Elas são encarregadas de fornecer às gerações a tecnologia de espaço de trabalho digital que melhorará a experiência dos funcionários, com o objetivo de atender suas diferentes expectativas e preferências.

É preciso pensar na constante mudança do seu cliente para entender a importância da transformação digital.

Lições da transformação digital

Não basta correr atrás de novidades tecnológicas, substituir servidores por serviços de cloud computing e adotar dispositivos móveis e aplicativos como regra de comunicação na empresa.

A transformação digital deve estar atrelada a um plano estratégico consistente, em que o digital não é um fim em si, mas um meio de melhorar a produtividade, integrar, otimizar e agilizar a cadeia produtiva, simplificar processos e entregar mais valor ao cliente final, conseguindo trazer mais riqueza para a empresa.

Sua organização está preparada para enfrentar esse desafio e encontrar o melhor uso para a transformação digital.

 

Facebook Comments

Deixe um comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *