Como usar influenciadores em sua estratégia de marketing digital

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O papel dos influenciadores nas mídias sociais, algo que está cada vez mais presente nas estratégias de marketing digital e que pode trazer ótimos resultados para as empresas.

No momento em que o conteúdo divulgado por influenciadores digitais gera resultados tão – ou mais – significativos do que um filme de 30 segundos na televisão, as marcas devem voltar a atenção para essa nova plataforma de comunicação.

É fácil encontrar grandes exemplos no Instagram, Facebook e YouTube – esta última rede inclusive cresce cada dia mais com a presença de figuras marcantes que usam o conteúdo feito por vídeo como uma das principais formas de causar impacto em sua audiência.

O que são os influenciadores?

Conteúdo bem feito e voltado para o público certo é fundamental para ter uma presença relevante nas redes sociais atualmente.

Porém, no começo pode ser difícil atingir quem você deseja porque sua audiência pode não ter te encontrado ainda.

Mas não se desespere! Existem boas opções para contornar esse espaço entre sua marca e seu público, e uma dessas opções são os influenciadores.

Hoje eles são pessoas que contam com uma grande audiência nas redes sociais, geralmente muito bem segmentada para um determinado assunto e que fazem propaganda de forma sutil, sempre usando uma linguagem muito próxima ao público das marcas.

 

Por que investir nos influenciadores digitais?

Famosos da internet se tornaram uma das melhores formas para uma marca alcançar seu público-alvo. Certos influenciadores digitais podem causar tanto ou maior impacto para uma campanha quanto uma peça publicitária de 30 segundos, em horário nobre da televisão aberta.

Prova disso é o resultado da pesquisa encomendada pelo governo brasileiro em 2015, que mostrou que o brasileiro já passa mais tempo navegando na internet do que consumindo outra mídia.

A Sprout Social revelou em uma pesquisa que 74% dos consumidores dependem das suas redes sociais para orientar suas decisões de compra. Por isso é necessário que sua empresa esteja preparada e orientada para o “novo” consumidor. Ele irá buscar informações na internet e precisa encontrá-las em canais confiáveis e influentes.

Uma quantidade cada vez maior de pessoas recorre aos influenciadores digitais. Perceberam que na hora da tomada de decisões de compra e serviços, acima de qualquer publicidade.

É fundamental que uma empresa saiba usar a credibilidade e reputação de canais na internet a seu favor.

O trabalho com influenciadores digitais na prática

Traçar uma estratégia com influenciadores digitais já rendeu boas parcerias e ótimos resultados para diversas empresa. A youtuber Julia Tolezano, mais conhecida como Jout Jout, estrelou um comercial da empresa de telefonia Vivo.

A sua concorrente, TIM, conseguiu o terceiro lugar no ranking mundial nos assuntos mais comentados no Twitter. Realizando uma transmissão ao vivo da blogueira Kéfera, dona do canal 5inco minutos. A blogueira é tão influente que o seu canal foi o primeiro do Brasil a atingir a marca de 1 milhão de seguidores.

Outro exemplo foi a ação da marca de shampoos Tresemmé, que escolheu a blogueira camila Coelho – famosa por seus tutoriais de beleza, moda e comportamento na internet – para estrelar um comercial de TV.

Na hora de selecionar os influenciadores digitais procure pessoas que tenham relevância no segmento que você procura. Alguns nomes como Juliana Goes e Taciele Alcoela se destacam no ramo de beleza.

Se o assunto for saúde e mundo fitness procure por Gabriela Pugliesi e Bella Falconi. Se sua marca for do ramo da moda, invista em Luiza Ferreira ou Camila Coutinho. São inúmeros os nichos e personalidades web.

É com sucesso que blogueiros e youtubers fazem campanhas publicitárias. Influenciando atores, modelos, esportistas, músicos e até chefs de cozinha a ampliar suas redes sociais. O que aumenta o poder de influência no meio digital e garante a permanência no concorrido mercado publicitário.

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