Brand Persona, a personificação de valor da sua marca

A sua marca é o maior poder da sua empresa, mas é equivocada a ideia de que ela se comunica apenas visualmente.
Uma marca é muito mais do que um logo, um guia de identidade, ou estilo visual. Para ser uma marca poderosa, é necessário uma unidade de comunicação. E toda comunicação que ela quer passar deve estar repleta de significado, história e valores.

Afinal, o que é Branded Content?

“Uma estratégia de conteúdo de qualidade que esteja relacionado ao universo do qual a sua organização faz parte e seja relevante para o seu público-alvo.“

Conteúdos produzidos de acordo com essa estratégia não visam vender ou “empurrar goela abaixo” dos leitores produtos ou serviços das marcas.

Eles têm a intenção de viralizar, contar histórias, promover engajamento e, acima de tudo, relacionar os valores e as crenças da sua marca com os valores e crenças dos seus consumidores.

A criação de uma Brand Persona é essencial para personificação de todos os pontos mais importantes na estratégia de comunicação da marca. Eles apresentam os valores da empresa que convergem com os do seu público, que são representados por essa Persona.

A Brand Persona

Quanto mais as marcas e organizações se relacionam com seus clientes, mais devem entender como eles agem e preferem se comunicar. Conseguindo assim, identificar qual seria a melhor linguagem para estabelecer um canal comunicativo de excelente grau e ótimo retorno com as pessoas.

Uma Brand Persona traz um conceito parecido com o da Buyer Persona quando pensamos e analisamos a estruturação de uma personagem.

Porém, os seus objetivos nem sempre usam mecanismos de mensuração semelhantes. Uma Brand Persona colabora para uma estratégia de Branded Content.

E a mensuração de resultados vai além do tráfego gerado e do objetivo de ranqueamento nas primeiras páginas do Google.

Essa técnica possibilita que a empresa tenha um interlocutor real, uma pessoa mesmo, ainda que seja virtual. Mas ela representa um grupo determinado de clientes com o qual se pretenda dialogar.

Existem várias maneiras para se elaborar uma Brand Persona. Uma delas seria começar pela análise do público-alvo que você possui em uma determinada ação ou segmento de mercado. Sendo assim imaginada uma pessoa que represente aquele grupo: suas características físicas, onde mora, o gênero, o que gosta de fazer, tudo influencia! Quanto melhor for a montagem da biografia desta persona, mais eficiente será a técnica no final.

O diferencial: Procurar por qualidade e não quantidade

Você pode até criar mais de uma Brand Persona para sua marca ou produto, mas é muito importante não exagerar na quantidade. Isso porque quanto mais personas criar, mais difícil será para determinar as estratégias focadas naquele público.

Portanto, preocupe-se mais em desenvolver poucas personas com muita qualidade! Essa escolha certamente fará a diferença no futuro!

Um forte exemplo: Magazine Luiza e a Lu

A rede de lojas Magazine Luiza também está colhendo frutos com a escolha da sua Brand Persona. A Lu é inspirada na fundadora da rede, a empresária Luiza Trajano. Ela tem um tom doce e educado ao responder todas as dúvidas de quem passa pela loja virtual.

Além de ser a principal voz do atendimento do e-commerce, a Lu tem um portal de dicas: o Portal da Lu onde se relaciona com o público através de dicas para cada seguimento da loja.

A Lu é ainda quem interage na página do Facebook institucional da marca, criando por lá promoções e engajamento.

A percepção do público vai além do que a marca tem a oferecer de produto ou serviço. Por isso, as marcas devem procurar formas de relacionar com o seu público.

Criar uma Brand Persona contribui para o sucesso dessa estratégia que visa engajamento.

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