5 tendências de marketing digital que vão dominar os próximos anos

Uma pesquisa conduzida pela Managing Digital, feita com profissionais de marketing, gestores e consumidores do mundo, apontou quais seriam as tendências de marketing digital e tecnologia mais interessantes para os próximos anos.

O Marketing de Conteúdo foi apontado por 20,3% dos entrevistados como a principal tendência, seguido do Big Data (20,2%) e Marketing de Automação (10,3%).

1. BIG DATA

As ações envolvendo o marketing digital e tecnologia geram dados que podem ser usados em diferentes estratégias.

O Big Data refere-se a esse imenso volume de dados. São informações diversas que, quando analisadas, servem de base para a tomada de decisões e direcionamento para a estratégia do negócio.

Nesse contexto, o Big Data envolve o mercado, a visão do cliente e análises preditivas.

Dados em tempo real, formatos variados e aprendizado constante são alguns dos benefícios que o Big Data pode oferecer, sobretudo quando usados para identificar o interesse do clientes.

Os Big Datas sempre existiram, mas antigamente não era possível fazer uma análise detalhada por falta de recursos tecnológicos, o que nos leva a segunda tendência tecnológica que é:

2. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A IA — Inteligência Artificial — refere-se aos sistemas criados para simular as atividades e habilidades humanas, tomando decisões, agindo e aprendendo por si só.

Trata-se de um campo que está amadurecendo e interagindo com o marketing digital.

Não é atoa que gigantes da web como: Google, Facebook e Microsoft estão direcionando pequenas fortunas para esse segmento.

Com os recursos da IA já é possível:

  • Enviar mensagens automáticas através de boots que vão “aprendendo” com o comportamento do usuário;
  • Personalizar páginas de sites de acordo com a preferência e/ou tendência de comportamento oferecendo os produtos mais interessantes para as pessoas que acessam determinado site;
  • Respostas mais personalizadas no atendimento a internautas através do chat do site ou até mesmo no Facebook

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3. REALIDADE AMPLIADA

O aplicativo Pokémon Go mostrou como a realidade ampliada pode gerar interações e conversões.

O jogo mistura o real com o virtual para que os usuários possam encontrar pokémons na tela do smartphone por onde caminha.

Diferente da realidade virtual que coloca o usuário em um ambiente fictício, a realidade aumentada visa unir os dois “mundos” por meio de aplicações específicas.

A tecnologia permite que os e-commerces possam apresentar seus produtos de forma simulada sobre o ambiente do consumidor.

Já pensou como seria legal se você pudesse experimentar um óculos antes de comprá-lo pela internet?

Graças a realidade aumentada, hoje isso é possível.

4. MOBILE MARKETING

A tecnologia mobile chegou, ficou e está se aperfeiçoando conforme as necessidades do mercado.

Ela se iniciou com sites responsivos que se adaptam aos diferentes tipos de tela, proporcionando o acesso em diferentes dispositivos.

A ideia é estar onde o cliente está, oferecendo soluções no ambiente que ele se sinta mais confortável.

Pesquisas apontam que as taxas de conversão no e-commerce são inferiores quando realizadas pelo smartphone.

Assim as pessoas acabam utilizando o desktop para concluir compras que foram previamente pesquisadas pelo dispositivo móvel.

As empresas já se atentaram a isso e desenvolvem abordagens que incluem serviços e conteúdo específico para mobile.

 

5. CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT

Os CRMS são softwares destinados à gestão dos fatores que envolvem o negócio.

Clientes, estoques, controle de vendas e e-mail marketing, por exemplo, podem ser facilmente controlados e automatizados conforme as necessidades do mercado.

Um dos objetivos do CRM é a fidelização dos clientes e estimulá-los a fazer novas compras. A fidelização é sinônimo de bons resultados e, por isso, o CRM se tornou tão popular!

Fonte: Casa de Imagem

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