15 Dicas para Instagram Stories

stories-capa

O Instagram Stories é uma importante ferramenta de redes sociais e marketing e pode potencializar os resultados da sua marca e trazer benefícios para sua empresa.

O Instagram é sem sombra de dúvidas uma das redes sociais mais importantes do mundo e promete superar suas concorrentes nos próximos anos.

Cada nova funcionalidade lançada a colocam como a rede social do futuro e já é impossível não estar presente nela e se aproveitar das oportunidades oferecidas.

O legal em criar Stories para seu negócio é isso: você usa o gatilho da escassez para fazer com que seus fãs consumam o conteúdo rapidamente. Mas publicar qualquer tipo de história no Instagram Stories não funciona. Você precisa envolver seus fãs. Iremos mostrar para vocês como engajar e criar conteúdos incríveis para sua empresa.

1. Anuncie no Instagram Stories

Sim, é possível fazer anúncios no Stories! Você mesmo possivelmente já viu alguns vídeos patrocinados no seu perfil. E eles são realmente vantajosos! A visibilidade da sua marca é gigante e ele otimiza suas chances de conversão.

2 .Mostre seus produtos

O Stories pode funcionar como uma vitrine virtual para sua empresa e, com as novidades, o Instagram se aproxima cada vez mais de um e-commerce.

Abuse da criatividade e exponha seus produtos. E como o formato de imagens é maior que o do feed, você tem ainda mais espaço para mostrá-los.

3. Pausa nos vídeos

Várias empresas estão usando recursos de pausa para criar seus anúncios e vídeos no Instagram Stories.

Você vai praticamente criar um GIF e enviar o conteúdo. É interessante porque, sempre que um usuário toca e mantem a tela pressionada em uma história, ele consegue pausar o conteúdo. Use esse artifício para mostrar seus produtos, por exemplo.

4. Organize seu cronograma

É importante saber utilizar todas as funcionalidade do Stories a favor de sua empresa, mas tão importante quanto é ter uma estratégia organizada.

Prepare um calendário para suas postagens e otimize seu cronograma sempre que necessário, lembrando-se sempre dos hábitos de sua persona.

5. Invista em parcerias estratégicas

Não são só as marcas que influenciam no comportamento dos consumidores. Sabemos muito bem o papel dos influenciadores digitais nesse processo, e se aproveitar disso é essencial.

Imagina se seu produto fosse mostrado casualmente nos vídeos rotineiros dessas personalidades? É uma visibilidade enorme e que pode ser explorada por sua marca!

6. Leve seu seguidor para algum lugar

O Instagram quer que você e seus seguidores fiquem o máximo de tempo possível dentro da plataforma, mas você pode querer exatamente o oposto.

Se para sua conta já é possível colocar links nos Stories, procure sempre oportunidades de fazer isso. Mas, se essa não é sua realidade, não se preocupe: você pode muito bem fazer um Stories que leva o usuário para sua bio que direcione o usuário para seu site, blog ou canal no YouTube, por exemplo.

7. Faça vídeos espontâneos

Surgiu uma notícia super relevante e que você não pode perder o timing dela? Faça um vídeo da maneira que você conseguir.

O Stories tem por sua característica a naturalidade dos conteúdos, e deixar de postar algo somente porque não está perfeito pode te fazer perder várias oportunidades. Então não deixe de fazer, combinado?

8. Utilize tags de geolocalização

Uma coisa rápida de se fazer, que pode otimizar seu perfil e aumentar o engajamento é adicionar geotags.

Sempre que estiver em algum local, principalmente sua empresa, utilize as tags de localização disponibilizadas pelo Instagram.

Elas serão ótimas para familiarizar seu usuário com os locais que sua marca simpatiza, mas também para fortalecer o sentimento de comunidade com o local onde sua empresa está sediada.

9. Faça sorteios

O Stories são uma oportunidade rápida e fácil de promover o engajamento entre seus seguidores e sua marca. E o que pode ser melhor para aumentar sua visibilidade do que ter seus consumidores desfilando por aí com produtos de sua marca?

Promova concursos divertidos e coerentes com sua persona. Pense em estratégias que farão ela querer participar e compartilhar sua marca.

10. Responda todas suas menções

Responder as menções e mensagens diretas de sua conta poderão fazer um diferença gigante no seu engajamento.

Isso acontece devido ao algoritmo do Instagram, que prioriza os Stories de contas com as quais os usuários mais engajam. Ou seja, responda qualquer menção no Stories de sua marca para aparecer cada vez mais para seus seguidores.

11. Use barras de progresso

A primeira inspiração é um recurso que muitas empresas estão usando. Elas aproveitam a barra de progresso da própria história para criar um conteúdo que ilustra um contraste e movimento.

Este marcador de tempo é um modo bem interessante das empresas conferirem como seus clientes consomem histórias de maneira orgânica na rede social.

12. Faça lives

Sua estratégia ainda não engloba vídeos ao vivo? Então você provavelmente não sabe que eles são uma das principais tendências para esse ano.

Eles são uma ótima oportunidade de mostrar os bastidores de sua empresa e também humanizar sua marca. Além disso, as lives do Instagram são ainda mais vantajosas, pois aparecem em destaque nas contas de seus seguidores e eles ainda recebem notificação que você está ao vivo.

13. Crie oportunidades de negócio

Por mais efêmero e descontraído que o Stories possa ser, ele também funciona como uma máquina de oportunidades para sua empresa e você deve aproveitar isso. Como?

  • Mostre cases de sucesso de seus clientes e tente converter seus visitantes em oportunidade com eles.
  • Exponha seu produto e sempre tenha um link para a página de sua loja virtual, se esse for o caso.
  • Incentive que seus usuários entrem em contato com seus vendedores e crie um caminho fácil para que isso aconteça

14. Acompanhe outras marcas e influenciadores

O próprio Instagram é cheio de referências e oportunidades para turbinar seu Stories.

Ao acompanhar outras marcas você deve ficar atento a como eles expõem seus produtos e como se posicionam. Entender como o mercado utiliza essa funcionalidade irá te trazer bons insights sobre como guiar sua estratégia.

É importante acompanhar também os influenciadores, visto que a qualquer momento pode surgir alguma oportunidade dali. Imagine se espontaneamente um player importante do seu mercado comenta sobre sua marca ou produto? É uma grande oportunidade de estreitar seus laços com ele e entrar em contato.

15. Analise seus resultados

Depois de fazer tudo isso, você precisa entender o que está funcionando ou não. Analisar seus resultados é essencial!

O Instagram Insights vai ser seu melhor amigo nesse momento! Analise as visitas ao seus Stories, a taxa de rejeição que ele vem tendo e principalmente quantas pessoas estão clicando nos links que você disponibiliza.

Veja onde tem mais conversões, se é com vídeos ou imagens. Qual horário de postagem você consegue o maior engajamento. Analise tudo e faça mudanças sempre que necessário.

Facebook Comments

Deixe um comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *