10 Motivos para investir em Marketing de Conteúdo

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Você com certeza já deve ter escutado alguém falando a expressão “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”.

E com certeza você a ignorou completamente porque deixar as coisas para a última hora parece ser uma característica inerente ao ser humano.

A expressão provavelmente saltou a sua mente quando você passou aquela noite em claro para finalizar um projeto de faculdade.

Bom pensando nesse sentimento de “eu deveria ter começado mais cedo” comecei a identificar um padrão comum em muitas pessoas que querem começar a investir em conteúdo.

“Vou deixar para começar depois”.

Não!

Conselho: não faça isso. Não deixe para depois o que você pode começar agora.

E se o conselho não vale de nada para você, para te fazer mudar de ideia, segue 10 motivos para você não esperar mais e começar agora pensar na sua estratégia de conteúdo!

Confira:

1. Boa segmentação

Um ponto pra lá de positivo da produção de conteúdo no mercado do marketing diz respeito à capacidade de segmentação das mensagens para públicos específicos. Nesse caso, uma prática extremamente recomendada é a criação de buyer personas, personificações fictícias de seus consumidores ideais.

Com essa delimitação você consegue determinar a linguagem que deve ser utilizada, as redes sociais onde deve divulgar o conteúdo e até o formato do material — se deve ser texto, vídeo, podcast e assim por diante. Isso torna sua estratégia mais assertiva, otimizando a aplicação do seu orçamento e aumentando significantemente os resultados.

2. É fácil medir o retorno

A facilidade de medir o retorno de cada esforço realizado com o marketing de conteúdo é, sem dúvida, um dos grandes atrativos dessa abordagem. Com isso, você nunca fica no escuro, sem saber se a estratégia está realmente funcionando ou não.

Melhor ainda: junto com os resultados, você sempre saberá quais pontos precisa melhorar e como otimizar ainda mais o trabalho realizado. Isso mostra o porquê de 80% das equipes de marketing adotarem o Inbound como estratégia fixa.

3. Usar um período de baixa demanda para fazer planejamento para períodos de demanda maior

Se dezembro é um mês onde as buscas diminuem, é a hora perfeita para você passar planejando e definindo os seus objetivos e personas para começar o ano a todo vapor.

Em janeiro o tráfego volta a crescer e as coisas começam a caminhar normalmente. As pessoas voltam a procurar soluções e você estará começando a traçar sua estratégia de conteúdo?

Não! Esse é o mês em que você precisa estar com seu blog e suas redes sociais rodando com uma ótima frequência. Pense bem. Você faz o seu planejamento anual em janeiro ou em novembro/dezembro?

Pois é! E por que com a sua estratégia de conteúdo seria diferente? Você não planeja quando o ano começa. Você coloca em prática o que já planejou!

4. Maiores chances de negociação

Dezembro pode ser complicado para bater metas de vendas para diversos nichos. Grande parte deles pelo pensamento errôneo de que é um mês morto. Isso abre uma porta maravilhosa para você.

Afinal, as empresas querem bater meta e farão de tudo para alcançá-la. Isso aumenta as suas chances de negociação, abrindo portas para promoções e preços que você dificilmente conseguirá no primeiro semestre de 2018.

5. Funciona melhor que o marketing tradicional

Segundo um estudo brasileiro da HUBpost, referência em Inbound Marketing no mundo todo, empresas que utilizam técnicas como SEO e conteúdo para gerar leads têm até 60% mais chances de ter um ROI (retorno sobre investimento) positivo em relação às que utilizam apenas técnicas de venda direta, também conhecidas como técnicas Outbound.

Mais ainda, a pesquisa da Rock Content mostra que 32% das marcas estão redirecionando os investimentos do marketing tradicional para o Inbound Marketing, que inclui o marketing de conteúdo como força central.

6. Aproxima você dos clientes

marketing de conteúdo ajuda a sua empresa a se aproximar do público-alvo. Afinal, por manter uma conversa interessante e criar valor de forma constante para os visitantes, poderá transformá-los em leads e, mais tarde, clientes, de forma muito mais eficiente.

Não é à toa que tantas empresas têm aderido ao uso do marketing de conteúdo em suas estratégias digitais. Afinal, apostar no conteúdo é a melhor maneira de engajar o público, cada vez mais sedento por informação de qualidade, e que domina o mundo digital tão bem a ponto de ignorar os canais que o marketing tradicional levou tanto tempo para estabelecer.

7. As buscas diminuem em dezembro, mas não param

Um pensamento bobo é que dezembro é um mês morto. E não é! É claro que o tráfego e o número de buscas realizadas no Google diminui bastante, mas não quer dizer que param.

Ainda assim é uma oportunidade de você começar a mostrar sua cara para o público e até de aproveitar as datas sazonais como o Natal e o Ano Novo no seu blog e nas suas redes sociais.

8. Seus concorrentes não estão te esperando

Outros dos principais motivos para você começar logo é bem simples: os concorrentes não estão parados.

De acordo com dados reais da maior pesquisa de Marketing de Conteúdo da América Latina: 70% das empresas no Brasil já investem em marketing de conteúdo e 61,7% publicam em blog.

Enquanto você está se sabotando dizendo para si mesmo que começar em janeiro é a melhor ideia, os seus concorrentes estão indexando páginas, alcançando bons rankings nas páginas do Google e conquistando um tráfego que possivelmente seria seu.

Depois você terá que correr atrás do tempo que perdeu e terá que convencer o público que já consome outro conteúdo de que o seu é melhor.

9. Baixos custos

Acredite: começar uma estratégia de marketing de conteúdo definitivamente não requer muito investimento. Basicamente, tenha um bom site, um blog e tempo para produzir conteúdo de qualidade para seus potenciais clientes. A verdade é que a estratégia propriamente dita requer muito mais dedicação que dinheiro!

Afinal de contas, é preciso desenvolver um bom planejamento, que considere as dores de seus potenciais clientes, suas dificuldades e dúvidas, além de pesquisar o mercado para ver o que já está sendo produzido, criar uma pauta e colocar a mão na massa! Para isso você pode usar ferramentas como as redes sociais — Facebook, Twitter e LinkedIn, por exemplo — e o sempre atual e-mail marketing para começar a divulgação do seu conteúdo. Falta de orçamento certamente não será um problema.

10. Maior alcance

O conteúdo possui uma característica muito importante: simplesmente não para de gerar resultado! Um anúncio sai do ar em determinado momento, um artigo publicado no seu blog segue atraindo cada vez mais visitantes. Por isso é que se diz que uma estratégia de conteúdo se concretiza a médio e longo prazos.

De acordo com a relevância do tema abordado, a curva representativa do número de visitas orgânicas tende a subir constantemente até atingir um número significativo de visitas. E isso em relação a apenas um artigo! Agora imagine todo um blog com conteúdo bem feito!

Então:

Se você, como eu, tem sede por bons resultados e quer chegar nesse mesmo mês ano que vem celebrando resultado incríveis, escute a voz da sua mãe ecoando em sua mente nesse momento e para o seu próprio bem:

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!

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